sábado, 23 de fevereiro de 2008

ViniMovie 2 - "A Grande Farsa do Aquecimento Global"


Tornou-se recorrente, na mídia, o tema do aquecimento global principalmente quando um dos alarmantes relatórios do IPCC era lançado. O tema foi tratado como se tudo o que os relatórios apresentam fosse consenso entre a comunidade científica. Não são.
O consenso se limita ao fato de que a Terra realmente está se aquecendo, porém a velocidade, a intensidade, muitas das possíveis causas e, principalmente, os efeitos das mudanças ainda são tema de enorme discussão.
Se as mudanças climáticas são devidas à causas naturais, se são devidas à fatores antrópicos ou à ambos, ainda não se sabe ao certo. Infelizmente o tema vem sendo tratado do ponto de vista econômico, financeiro e político. Se o aquecimento do planeta não tivesse o potencial de gerar tantos prejuízos talvez o problema nem estivesse sendo debatido.
Se o problema fosse discutido com ênfase em dados técnicos, científicos, humanitários e ambientais, o que deveria ser o correto, o problema do aquecimento seria debatido junto com o problema do consumismo que predomina no mundo. Está provado que o atual modelo de desenvolvimento econômico é insustentável ambientalmente. Se toda a população da Terra tivesse o padrão de consumo de americano médio precisaríamos de quatro Terras pra suprir a demanda, já superamos a capacidade de recuperação do planeta a mais de 20 anos e o problema está se agravando com o crescimento do padrão de consumo de muitos países emergentes. O maior exemplo é o mercado automobilístico: não se fala em produzir combustíveis “limpos” para transportes coletivos, mas para transportes individuais. Vão apenas diminuir a velocidade dos danos ambientais (sem caminhar na direção da resolução do problema), e criarão inúmeros problemas sociais como, por exemplo, a alta dos preços dos alimentos ou vocês acham que o preço do feijão aumentou mais de 230% devido a outros motivos?
O vídeo a seguir foi produzido pela BBC de Londres e, assim como os relatórios do IPCC e o filme do Al Gore, foi realizado por razões econômicas. Mas ao menos é uma visão de quem perde com a história do aquecimento global e é preciso dar espaço para todos exporem suas opiniões.

2 comentários:

Flávio disse...

Já havia assistido esse vídeo, inclusive vc mesmo me recomendou né Viny.
Não há como negar que o aquecimento global se tornou um dos temas mais polêmicos da atualidade, isso por que envolve a fundo o sistema capitalista, sociedade e meio
ambiente. Como tudo que envolve as condições sociais e ambientais impostas pelo sistema, não existe apenas um ponto de vista.
Sempre existirá a especulação da mídia sensacionalista, que com certeza sabe fazer muito bom uso da influencia que tem sobre a sociedade, e dessa maneira, temas como o aquecimento global sempre serão discutidos visando interesses capitalistas.
Um ponto que a mídia não toca muito e que ficou muito bem enfatizado no vídeo é que o clima na terra nunca foi constante. Com ou se intervenção humana o clima do planeta sempre sofreu bruscas alterações, ao passo que todos devem ter conhecimento das condições primordiais da terra, que ao longo do tempo foi se resfriando (o que foi de extrema importância para o desenvolvimento da vida)passou por um período glacial, voltou a aquecer...
O que se torna alarmante é o suposto fato de que essa alteração climática está demasiadamente acelerada, e o que pode ter ocorrido ao longo de alguns milhões de anos, agora pode levar apenas alguns milênios, ou até mesmo séculos, com base nos dados apresentados no relatório do Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC).
Quanto ao conteúdo do vídeo, eu consigo entender uma maneira de inocentar o desenvolvimento tecnológico científico, livrar a cara do sistema capitalista.
O vídeo até aponta lá suas verdades, dispõe de alguns dados de que não sei até que ponto são verdadeiros, e interpretações um tanto quanto especulativas também em relação a esses dados.
A única coisa quase certa é que não existe maneira de reduzir o aquecimento do planeta agora, mesmo que cessem todas as queimadas de florestas, que sejam substituídos de vez os combustíveis fósseis por biológicos (o que economicamente, não é mais viável), o planeta não passará a se resfriar, mas a velocidade do aquecimento poderá ser controlada (considerando o fato de que a causa do aquecimento é o acúmulo excessivo de gases do efeito estufa na atmosfera), nesse ponto de vista o principal interesse portanto está voltado em adaptar o mundo a uma mudança de clima intensa (no setor agronômico com o desenvolvimento de uma variedade de soja que apresenta maior tolerância a seca, por exemplo) , e controlar na medida do possível e nas condições do sistema a intensidade do aquecimento.

Diavibelon disse...

Realmente, não há como impedir o aquecimento do planeta. Mesmo considerando que as causas são as atividades humanas, o planeta ainda se aquecerá muito antes de voltar a médias térmicas "normais". Esses dias assisti um vídeo no National Geographic Channel em que eles afirmam que as mudanças climáticas que ocorreram no passado terrestre foram sempre muito rápidas, abruptas, e q o períodod atual é o que pode ser considerado estranho: unsa 15 mil anos de clima ameno poderia ser considerado raro na história terrestre. D qualquer forma são apenas especulções e, mesmo o IPCC, ainda pode apresentar inúmeros erros estatísticos e interpretativos do dados colhidos (q ainda nao são de todo confiáveis).