sábado, 16 de fevereiro de 2008

ViniMovie 1 - "Muito Além do Cidadão Kane" - Parte 1


Bom, como estou sem tempo pra publicar algo de bom hoje vou partir pro Plano B: passar vídeos interessantes do Youtube.
O vídeo a seguir é a primeira parte do documentário “Muito Além do Cidadão Kane”, produzido pela BBC há uns 15 anos, que mostra como a Rede Globo conseguiu atingir o status e a influência que tem na atual sociedade brasileira. Muitas falcatruas, manipulações e negociatas, principalmente as realizadas durante o regime militar, são esmiuçadas no documentário.
Vale lembrar que esse documentário jamais chegou a ser oficialmente no Brasil, por pressão da poderosa Rede Globo.
Infelizmente o filme só conta a história até mais ou menos o inicio dos anos 90. Gostaria de saber o que, exatamente, a Globo aprontou nesses últimos anos. Este vídeo é um alerta e demonstra a urgência de se discutir até que ponto é válido continuar renovando a concessão de determinadas emissoras. A Venezuela não o único caso do mundo: acontecimentos similares já ocorreram em outros países como a França e os Estados Unidos e, até certo ponto, é um acontecimento correto juridicamente e moralmente. Por que no Brasil isso não é possível?
Aqueles que quiserem saber como o filme termina podem procurar as outras partes no Youtube ou esperar que uma nova oportunidade surja neste blog.
Bom "divertimento".

Um comentário:

Flávio disse...

Opa, já havia assistido o documentário, ou seja lá o que for...hehehe, ele da uma ênfase mesmo no caráter pretensioso da rede globo, caráter esse que a torna talvez a maior fonte de manipulação da sociedade...
é isso ai gente, vale a pena dar uma olhada no "documentário"...
Abraço a todos!!!