domingo, 17 de fevereiro de 2008

Kosovo: Um Novo País !?


O parlamento de Kosovo (nome que rendeu muitas piadinhas infâmes), região da Sérvia, de maioria albanesa, sob administração da ONU desde 1999, após a guerra da então Iugoslávia com a OTAN aprovou e proclamou, unilateralmente, a sua independência nesse domingo de 17 de Fevereiro de 2008.
Até o momento somente os Estados Unidos e a União Européia reconheceram a independência do Kosovo. Sérvia (é claro) e Rússia já se manifestaram contrariamente.
Essa questão de países independentes é complicada. Uma vez me perguntaram quantos países existem no mundo e eu não soube responder. O fato é que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece 194 países: seus 192 membros mais a República da China (Taiwan) e o Vaticano. Mas a própria China não reconhece a independência de Taiwan.
E existem dezenas de regiões ao redor do mundo buscando o simples reconhecimento, por parte da comunidade internacional, de sua independência. O caso mais famoso é o da Palestina, mas comentaremos brevemente sobre outros.
A Somalilândia, no Cifre da África, é uma região da Somália que conseguiu desenvolver um aparelho estatal melhor que o da própria Somália (se é que existem governos nessa região do mundo...) e não é reconhecida por nenhum outro país.
Casos similares são os da Transnístria (cada nome), na Moldávia; e a Ossétia do Sul, na Geórgia.
Outros são reconhecidos por um número bastante pequeno de países: O Chipre do Norte é reconhecido apenas pela Turquia e Nagorno-Carabaque (quem?), parte do Azerbaijão, reconhecido somente pela Armênia.
Uma lista de exemplos seria algo para uns três posts.
Infelizmente o povo de Kosovo tem que optar entre ser um Estado subserviente ao interesses estadunidenses na região, no caso de sua independência; ou ser uma província controlada pelos sérvios, que lhes são hostis. Parece que optaram pelo destino menos ruim, mas o exemplo de Timor pode valer para essa região: países pequenos e recém independentes tendem a continuar dependentes.
Felicidades aos kosovares apesar de tudo!

Nenhum comentário: