terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Entulho e Eles... - Parte 2

Mas nem tudo são flores. Muitas pessoas garimpavam seu sustento no aterro da pedreira. A pedreira está encravada numa das regiões mais pobres da Cidade de Londrina, próximo aos Jardins Santa Fé e Monte Cristo e, como estagiário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), em uma série de levantamentos realizados no aterro, tive o privilégio, juntamente com vários estagiários, de travar contato com esses trabalhadores.
Cerca de 30 a 40 pessoas disputavam as coisas que a população mais abastada rejeitou ou desperdiçou: madeira, latas, metal, telhas, tijolos, encanamentos. Utilizavam-nos ou os revendiam. A lei do lugar era a seguinte: Se você pegou, então é seu! Quando um caminhão de caçamba chegava, todos saiam tropeçando pra conseguir chegar primeiro.
É um trabalho exaustivo, debaixo de sol forte e muita, mas muita poeira. Mas através desse trabalho eles auferiam uma renda que não teriam com outro trabalho: cerca de R$ 600,00 por mês para um “bom catador”, como eles mesmos disseram. O mais antigo deles, por exemplo, possui uma brasília, em ótimo estado. Com a interdição, essas pessoas perderam seu ganha pão.
Infelizmente mais uma vez o poder público demonstra inércia para com os pequenos. A decisão do IAP foi correta. A prefeitura não foi pega de surpresa, pois, uma resolução do CONAMA determinava a correta destinação desses resíduos e a decisão foi tomada na última hora para evitar o caos. E, por fim, se esqueceram dessas pessoas...

3 comentários:

Anônimo disse...

Depois de ler esse post, me lembrei de um filme que assisti no terceiro ano da faculdade, na aula de produção textual.. O filme chama-se Ilha das Flores, e é uma produção gaúcha de 1989.
A impressão que dá ao assistir a esse vídeo é que um extra-terrestre está tentando entender o funcionamento de nossa sociedade, do capitalismo. Um humor extremamente inteligente que vem junto com um soco no estômago e faz com que vejamos nossa sociedade - capitalista - com outros olhos.
vale a pena conferir!

bjs, Vinny!

Diavibelon disse...

Ah!
Já assisti esse filme!
O narrador faz inúmeras comparações. E realmente é uma tapa na cara d quem assisti, muito bom mesmo!!!
Bjos

e.r.i.k.a disse...

Oi, Vinny! Tô passando aqui pra dizer que a gora tbm tenho um blog.. hehehhe
sobre cinema!
passa lá e dá uma olhadinha, tá?
bjss