sábado, 1 de março de 2008

ViniMovie 3 - "A Era dos Campeões"


Emerson Fittipaldi (1972 e 1974), Nelson Piquet (1981, 1983 e 1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991).
Juntos os três brasileiros têm 8 títulos mundiais de Fórmula 1, sendo que apenas os ingleses possuem mais títulos (16, se não me engano).
Outros países possuem números similares: Alemanha tem 7, Argentina tem 5, França tem 4. Porém, tais títulos foram conquistados por apenas um piloto de cada um desses países (Schumacher, Fangio e Prost, respectivamente), eles jamais tiveram mais que um nome para comemorar. Japão e Estados Unidos nem isso, apesar de que os estadunidenses ainda têm Mario Andretti como expoente.
Qual o segredo? Por que um país subdesenvolvido conseguiu ter tantos campeões num esporte onde tecnologia é parte fundamental do negócio?
É por que tinham braço, garra, coragem e carisma. Cada um ao seu modo.
Esse interessante e raro documentário, disponibilizado no Youtube, desvenda cada uma dos grandes pilotos brasileiros. Como Fittipaldi abriu as portas da Fórmula 1 para os, até então, subestimados pilotos da terra brasilis; a incrível trajetória de Piquet e muitos dos incontáveis desafetos que fez na categoria máxima do automobilismo mundial; e Senna, considerado por muitos, mas não por mim, o melhor piloto de todos os tempos, morto antes do fim de sua maravilhosa carreira.
É praticamente um consenso entre os fãs da Fórmula 1 que os vinte anos que se passaram desde o fim dos anos 60 até o início dos anos 90 foram a época de ouro desse esporte. E entre 1972 e 1991 três brasileiros brilharam.
Bom divertimento!

Nenhum comentário: