terça-feira, 25 de março de 2008

O Trânsito em Londrina - Parte 1


A despeito de toda a euforia econômica que permeia a capital dos pés-vermelhos, a cidade (que se propõe metrópole) apresenta claros sinais de desenvolvimento de sintomas macrocefálicos.
O principal deles é justamente seu sistema viário, que já pode ser considerado problemático, no mínimo, em alguns trecho e horários. Ora, numa cidade em que todo o transporte intraurbano AINDA é realizado quase que exclusivamente por veículos automotores, isso é um dado deveras preocupante.
Pra se ter uma idéia, segundo o Detran-PR, entre maio de 2007 e fevereiro de 2008, a frota de veículos de Londrina aumentou de 225099 para 236661, ou seja, 11562 veículos novos circulando pela cidade em 9 meses, média de 1285 veículos a mais por mês ou 43 veículos emplacados por dia! Isso sem contar os veículos dos municípios vizinhos que circulam por Londrina todos os dias...
O resultado é um trânsito intransitável, principalmente nos horários de pico (entre as 7:00 e 8:00 horas e entre as 17:00 e 19:00 horas), em trechos da Rua Sergipe, Avenida Higienópolis, Avenida Winston Churchill, Rua Benjamin Constant, Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, Rua Madre Leônia Milito, só pra ficar nas mais importantes. Todavia, todo o quadrilátero central é uma região preocupante.

Continua...

2 comentários:

ViviZ disse...

E a Goiás? me fala Joséééé... q q é aquela porra da Goiás???

Diavibelon disse...

Pois é
é outra complicação, mas como vão conseguir duplicar (finalmente) , provavelmente, o problema vai diminuir.
Ou não...