quarta-feira, 26 de março de 2008

A Crise Hipotecária dos EUA


“É a pior crise desde 73”, “É comparável a 1929”, “O Brasil não será atingido”. Muitas afirmações deste tipo perpassam a grande imprensa nesses últimos tempos acerca da Crise Hipotecária Norte-Americana. Mas ninguém tem a ousadia de dizer como começou ou como a coisa toda tá se dando. Apenas informam o que acontecem e tecem análises superficiais (e ainda tem gente que me olha atravessado quando digo que a Veja não é uma revista séria).
Pois bem, acontece que existem veículos de comunicação sérios, embora não tenham nem uma porcentagem ínfima da estrutura e do público que os grandes têm. A agência Carta Maior (que de vez em quando deixa a desejar) ao menos dá mostras de desejar ser um veículo sério e, com relação à crise dos “sub-prime”, é o único que eu conheço que está fazendo uma ótima cobertura, não com isenção (até mesmo porque ela não existe e eles têm o caráter de assumir uma posição editorial), mas com qualidade (das matérias, não necessariamente dos colunistas, embora qualquer um deles seja melhor que o Arnaldo Jabor ou que o Mainard).
Ontem publicaram um ótimo artigo, bastante didático e fácil de entender, acerca da crise. Explicando como os sucessivos erros da política monetária estadunidense, guiada por inúmeros dogmas tidos como verdades econômicas inquestionáveis e que contaminam cada vez mais o mundo, culminaram no esgotamento do sistema de crédito estadunidense, deixando o mundo arrepiado.
Clique aqui para ler. Vale a pena.

3 comentários:

Anônimo disse...

Economia sem dúvida não é o meu forte mas vou ler depois com mais atenção teu artigo, quando a revista Veja deixei de ler mas gosto do Diogo Mainardi...

Pk Ninguém disse...

A "Veja" já foi uma boa fonte de informação, hoje não passa de mais um lixo editorial sensacionalista brasileiro.

Tati disse...

Concordo quando diz que a Veja não é uma revista séria, assim como o Jornal Nacional e afins. Gostei do artigo da Ag. Carta Maior, explica muito bem o que está acontecendo, embora a gente já sinta muitos reflexos de tudo.

Parabéns pelo blog!