terça-feira, 1 de abril de 2008

O Trânsito em Londrina - Parte 2


Quando a área central (sítio urbano original da cidade) foi projetada, no final da década de 20, ninguém esperava que a cidade tivesse mais de 50000 habitantes no ano 2000, ou seja, esperava-se que durante décadas, o quadrilátero central (um conjunto de aproximadamente 200 quadras no tamanho de 100x100 metros, dispostas no formato de um tabuleiro de xadrez, no espigão divisor de águas localizado entre o Ribeirão Cambe e o Ribeirão Quati), fosse mais que suficiente para suprir a demanda da ainda futura (e hoje ex) Capital Mundial do Café. O fato é que a cidade cresceu “apenas” dez vezes mais do que esperavam.
Para todos aqueles que circulam pelo centro da cidade, o desgaste do projeto urbanístico original e a dificuldade em se contornar o problema é óbvia. Mesmo o sistema de transporte coletivo, que já foi um dos orgulhos da cidade (assim como a Sercomtel, o Lago Igapó, a UEL, o Calçadão, o Estádio do Café, seus administradores...), é hoje uma de suas maiores vergonhas (assim como a Sercomtel, o Lago Igapó, a UEL, o Calçadão, o Estádio do Café, seus administradores...).
O sistema de transportes da cidade tende a, na melhor das hipóteses, comprometer o crescimento e o desenvolvimento da cidade por décadas. Quanto mais o dinamismo econômico diminuir, menos recursos teremos para recuperá-lo. Ainda não é o caso, mas não é difícil fazermos uma analogia entre Londrina e um obeso que se asfixia com seu próprio peso.
Londrina não cresceu de maneira saudável. É uma cidade desigual, é uma “metrópole” que periga nunca sair do papel.

7 comentários:

Natalia Rodrigues disse...

olá.. gostei bastante do seu blog..
sou estudante de jornalismo.. e tbm tenho um blog..
to passando aqui.. além de elogiar sua escrita (muito boa,, por sinal vc faz jornalsimo??).. para mostrar o meu.. e pedir pra q leia.. e comente.. seu comentário é muito importante pra nós..
Beijos Natalia

http://oversodanoticia.zip.net

Diavibelon disse...

Oi Natalia!
não sei se vc vai voltar aqui, mas é que eu tentei comentar no seu blog e tem que ser cadastrado no uol pra comentar. Acho que isso é um empecilho pra interatividade entre vcs e seu público. pq vcs não aproveitam q ainda tão no inínio e mudam de provedor. É só uma sugestão.
Mas gostei muito do seu blog, é muito bem escrito e visualmente bonito.
E faço Geografia.
rsrsrs
bjos.

ED CAVALCANTE disse...

cara! eu passo por várias avewnidas assim quando vou trabalhar. eu vou de busão,moro em Recife e leciono em Olinda, já viu, né? pego o trânsito da 18:00h! é de lascar!

Lanterna Verde disse...

vlw pela visita no http://asseteartes.blogspot.com
esse é um dos grandes problemas de muitas cidades brasileiras. moro em uma que nao é o caso, mas balneario camboriu no verao por ser uma cidade turistica acaba-se andando mais rapido a pé doque de carro.
Transito lento deixa qualquer um louco....

vlw

(Didixy) Conquistadores disse...

Acho que muitas cidades estão acontecendo isso, aqui em São Paulo a situação é um pouco pior.

Sem investimentos e melhorias do governo no transporte, vira isso.

E quem sofre???


SOmos nós.

Anônimo disse...

bom o transito no mundo ta ficando caotico, isso ja ta virando regra geral as pessoas que planejaram as cidades se basiaram nao sei em que. Se eh q planejaram. !!!! ta ficando uma desgraça andar de carro, só de madrugada mesmo, mas ai vem o problema da bandidagem, os assaltos, e kem sabe até troca de tiros, bom no Rio eh assim neh. mas vlw pelo assunto muito bem escrito

Thiago da Hora disse...

são paulo chega aos 200km de lentidão com alguns pingos de chuva...