domingo, 27 de abril de 2008

Eleição das Sete Maravilhas da Natureza


E não é que a fundação "New 7 Wonders Foundation", que bolou a eleição das novas 7 maravilhas do mundo, agora inventou uma eleição para a escolha das 7 maravilhas da natureza?
A eleição passada teve um resultado polêmico, pois muitos possíveis candidatos de qualidade ficaram de fora e mesmo os eleitos ficaram longe de ser unanimidade: Machu Picchu, Taj Mahal, Coliseu de Roma, Chichén Itzá, Petra, Grande Muralha da China e o Cristo Redentor.
De todos os sete foi justamente o Cristo Redentor que causou o maior frisson na imprensa internacional, com inúmeras críticas (o que eles queriam? Que a Torre Eifel ou que a Estátua da Liberdade ganhassem?). Mas o que importa é que foi eleito pelas regras do concurso e melou as expectativas dessa idéia torpe.
Agora eles estão de volta, mas com uma idéia ainda pior. É claro que nessa escolha o que vale é a estética, a beleza de cada lugar, ou seja, um aspecto subjetivo. Mas nenhum dos candidatos (e os milhares de lugares não “escolhidos” candidatos) merece uma visibilidade maior que os outros. Todos (arquipélagos, montanhas, geleiras, florestas, lagos, rios, praias, desertos, etc.) são importantes, mas reconheço (ao menos quero acreditar) que a idéia é bem intencionada apesar de idiota.
São 270 candidatos de todo o mundo. Algumas escolhas ou ausências são curiosas: nenhum candidato da Antártida, será que esse continente, tão frágil e quase intocado não possui nenhuma beleza comparável ao restante do mundo? Os EUA possuem 18 candidatos à maravilha natural (enquanto todo o belíssimo continente da Oceania possui apenas 16), incluindo a praia de Big Sur que, embora inegavelmente bela, não chega perto da beleza de muitos pontos do litoral brasileiro; e uma série de outras incongruências que podem ser notadas ao se ler a lista. É importante frisar que aparentemente os organizadores desse “concurso” ao menos tiveram a decência de tentar selecionar uma quantidade razoável de candidatos de todos os continentes habitados.
O que proponho é um boicote da seguinte maneira: votarmos em todos os seis candidatos brasileiros: Rio Amazonas, Arquipélago de Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu, Monte Roraima, Parque Nacional do Pantanal e o Pão de Açúcar. Já pensaram eles anunciando, que das sete maravilhas da natureza, quatro, cinco ou seis estão no Brasil? Esse concurso cairia em descrédito na mesma hora e dessa forma talvez consigamos impedir que essas eleições sem sentido ocorram novamente. Se quiserem chamar a atenção da opinião mundial para a importância de preservarmos estes lugares que o façam sem desmerecê-los entre si.
Clique aqui para votar.

5 comentários:

• duh soŧŧo mayor • disse...

nem é boicote...
é quase uma mafia... torcida organizada! rsrsrs

Thaíssa Vasconcelos disse...

Sei não viu?!?
Primeiro, não gostei de o Cristo ser eleito uma das sete maravilhas do mundo, achei uma coisa ridícula, o que é o Cristo senão uma grande e bela imitação???
Não tenho esse patriotismo todo estampado no peito, nem na testa, eu votaria com muito prazer em Fernando de Noronha, os outros, nem tanto, temos outras grandes belezas naturais espalhadas pelo mundo.
Na verdade esse teu discurso tá parecendo um "anti-americano", não gosto disso, não gosto de concursos do tipo.

Diavibelon disse...

Eu também não gosto desses concursos. É por isso que achei bom o Cristo ter vencido "sem merecer" e é por isso que eu gostaria de atrapalhar essa nova escolha.

ma disse...

Votei no Cristo e vou votar em todo o mundo, com certeza!

Beijão!

Letícia.


http://babelpontocom.blogspot.com

Anônimo disse...

Concordo com a thaíssa, o Cristo Redentor não é lá aquelas coisas.
Mas, votei nele por que temos que valorizar o que é nosso principalmente por que isso pode render turisticamente.
Dindin, no bolso!

Abraços

Rafa

P.s.: Visita o meu!